A EXPERIENCIA DE SER UM VEREADOR NA CÂMARA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS
A criação de um Projeto de Lei é um passo muito importante para a Administração Pública Municipal, dado que esta é a hora de inovar nas políticas públicas que protejam o bem comum da sociedade. A compreensão deste processo é muito importante para nossos futuros administradores públicos, porém melhor do que apenas entender sobre como se cria um projeto (dentro da legalidade, viabilidade etc) é compreender todo o sistema de apresentação e aprovação do Projeto dentro da Câmara dos Vereadores, e foi esta experiência incrível que a Prof. Emiliana Debertir proporcionou junto ao Vereador "Pedrão" para os estudantes do 7° Termo de Administração Pública da Esag-Udesc de 2019.1, colocando em prática os conteúdos teóricos da Disciplina "Administração Municipal".
As atividades se iniciaram logo no início do semestre, em que a turma teve que formar duplas, sendo um o Vereador e outro seu Assessor. Posteriormente cada dupla teve que apresentar para a Professora a sua ideia e elaborar dentro da estrutura de um Projeto de Lei, que você pode conferir como ficou na postagem "Conheça os Projetos de Lei". Criado o Projeto, o próximo passo foi abrir uma roda de conversa para pré-apresentação do que foi elaborado, para a turma conhecer o que os demais colegas fizeram, e assim decidir quem iria compor a Mesa Diretora e as comissões permanentes (CCJ, Saúde, Mobilidade e Orçamento) -este último processo foi todo mediado pelo Vereador Pedro Silvestre e o Procurador da Câmara Municipal de Florianópolis, em que estes ajudaram nas decisões, além de dar suporte quanto as questões legais, de forma a comentarem e opinarem sobre o que está, certo ou errado, já alimentando bem o processo prático. Feito isto, as comissões se organizaram para analisar os projetos e emitir seus pareceres, a serem apresentador no Plenário da Câmara.
Na manhã de uma quarta-feira ensolarada (19.06.19), os estudantes tiveram sua aula na Câmara dos Vereadores Municipal, simulando o Plenário, mediada pela Presidente da Câmara, Izadora Simas, a 1° Secretária, Gabriela Souza e o 2° Secretário, Marcos Demonslki. O processo também foi mediado pelo Vereador "Pedrão", em que trouxe cada detalhe e protocolo a ser seguido no Plenário, nos conectando ainda mais com a realidade. Foram apresentado todos os Projetos de Lei e Pareceres, em que dado cada um, era realizada a votação de todos os participantes (Vereadores e Assessores), fazendo com que nosso aprendizado se construísse de forma descontraída e fácil, e claro MUITO RICO.
A experiência de poder sentar nas cadeiras dos nossos verdadeiros representantes, de estar em órgão tão importante, de falar no mesmo microfone, nos dá um insight de como nosso curso é importante e dá sentido a estes (quase) quatro anos de jornada. Uma metodologia muito importante, visto que os estudantes se
encontram no final do curso (7° termo) e é uma forma de apresentá-los as
atividades fora do mundo acadêmico, abrindo as portas para seu futuro, de forma
inspiradora e incentivadora - onde estes enxergam seu papel como administrador
público e os motivam a melhorar nosso cenário atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário